Ações

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2004
1)  Mini curso Drogas: uma discussão na escola proferido no XII Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ realizado em Goiânia – Goiás nos das 27 a 30 de julho.
2)   No segundo semestre de 2004 foi ministrado o curso Contextualizando o Ensino de Ciências para professores do Ensino Médio da cidade de Goiânia. O curso começou no dia 17 de setembro de 2004 e terminou no dia 03 de dezembro de 2004. Teve três módulos com um total de 40 horas. Os temas abordados nos módulos foram: a) Drogas – uma discussão nas aulas de Ciências do Ensino Médio (16 horas); b) Jogos aplicados ao ensino de Química (12 horas) e c) A Revista Química Nova na Escola auxiliando o professor de Ciências do Ensino Médio na sua prática pedagógica (12 horas).

2005
1)   No primeiro semestre de 2005 foram ministrados, por professores dos Institutos de Física e de Química, dois cursos: A teoria do Big Bang e Química dos elementos.
2)  Ainda no primeiro semestre de 2005 foram discutidos conceitos científicos a partir do tema deflagrador água, escolhido consensualmente por permitir a abordagem de inúmeros conceitos científicos.
3)   No segundo semestre de 2005 foram apresentados individualmente por professores do Ensino Médio e discutidos coletivamente nas reuniões do grupo, projetos que posteriormente seriam desenvolvidos nas escolas de Nível Médio e no CEFET-GOIÁS. O tema deflagrador dos projetos foi água. Em total foram 5 projetos.
 
2006
1)   Os projetos elaborados no segundo semestre de 2006 começaram a ser desenvolvidos nas escolas e no CEFET-GOIÁS no primeiro semestre de 2006. Para a execução dos projetos nas escolascada professor conta com o apoio de pelo menos um aluno de graduação.
2)   Um aluno de mestrado, cuja pesquisa tem como objeto de estudo o NUPEC, foi aprovado no exame de qualificação no dia 27 de setembro.
3)   A partir do mês de setembro, enquanto os projetos estão sendo desenvolvidos nas escolas, nas reuniões quinzenais que acontecem no IQ/UFG, estão sendo debatidos vários textos sobre a natureza do conhecimento científico e o valor dos experimentos no ensino de ciências.
4)   No mês de novembrorealizou-se a avaliação dos projetos desenvolvidos nas escolas.
5)   O NUPEC, juntamente com professores da Escola de Engenharia Civil da UFG submeteu à FINEP e teve aprovado sem cortes orçamentários (R$ 500.000,00) o projeto O Ensino de Ciências para a Conservação dos Recursos Naturais e o Ambiente Construído. Participam deste projeto, além do NUPEC e a EEC, quatro escolas estaduais de nível médio e o CEFET – GOIÁS.
 
 
 
 

 

 

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