Apresentação

O Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências – NUPEC nasceu de um pequeno grupo de alunos e professores do Instituto de Química da UFG que começou a se reunir em 2002. Em 2004 o núcleo foi oficializado apresentando no XII Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, que aconteceu no IQ-UFG, o mini curso DROGAS: uma discussão na escola.

Nesse ano de 2004, começaram a participar do núcleo professores formadores do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, além de professores do Ensino Básico das Redes Estadual e Municipal de Ensino e alunos de graduação e mestrado. Encontros quinzenais ocorrem desde então, nos quais são discutidos diversos aspectos do ensino de ciências que vão desde conteúdos específicos das diversas áreas, passando pela problemática da profissão docente até questões político-administrativas e ambientais. Também em 2004 o NUPEC foi contemplado com recursos do CNPq (Edital Universal de 2004) o que muito contribuiu para o desenvolvimento das suas atividades.

Trata-se de um núcleo que tem características de Extensão e de Pesquisa ao mesmo tempo. Isto porque dele participam professores do Ensino Médio que socializam suas vivências pedagógicas no grupo, expõem expectativas, refletem coletivamente, ao tempo em que todas essas atividades são fonte de pesquisa para esses próprios professores e para alunos da Iniciação Científica e do Mestrado.

O NUPEC é um núcleo que pretende unir, pela pesquisa, a formação inicial e continuada de professores.